BLOG

11 dez

Controle financeiro no final do ano

Ao se aproximar o final de ano, entra em questão um fator importantíssimo para o bom andamento das finanças: o controle financeiro. Este é essencial para empresas ou para pessoas físicas, e através dele pode-se organizar as despesas e gastos.

Por isso, separamos algumas dicas para um bom controle financeiro no final de ano:

 

Pague as dívidas

 

Parece óbvio, mas a primeira estratégia a ser adotada é o pagamento de todas as dívidas acumuladas. Dessa forma, você pode aproveitar o 13° salário recebido para ficar em dia com as suas finanças.

 

Separe o valor para as despesas

 

No momento em que receber o salário do mês, reserve o valor necessário para o pagamento de despesas fixas como aluguel, luz, água e escola.

 

Além disso, com a família sendo recebida em casa, os gastos em alimentação aumentam, assim como, devido às férias, em roupas. Por isso, separe o valor necessário para o pagamento dessas despesas logo no início do mês, deixando, assim, um limite para os gastos extras.

 

Defina um teto máximo para gastos

 

Nessa época do ano, são altas as despesas em presentes de natal para amigos e familiares. Sendo assim, muitos gastam além do têm e acabam começando o ano com o saldo financeiro negativo. Por isso, definir um teto máximo para gastos extras é essencial para o controle financeiro.

 

Para defini-lo, calcule o valor a ser recebido e confira quanto irá sobrar do salário mensal, estabelecendo o dinheiro restante como limite máximo para os gastos de fim de ano. Dessa forma, você não excederá o valor disponível e garantirá a boa organização das suas finanças para o próximo ano.

 

Esteja preparado para janeiro

 

O mês de janeiro traz consigo inúmeros gastos e despesas caras e indispensáveis, como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares, renovações de contrato, etc. Por isso, planeje e se prepare com antecedência, reservando determinada quantia a ser usada nesses gastos.

 

Assim, quando as despesas chegarem, você estará preparado antecipadamente, e não sentirá uma perda tão grande nas suas finanças.

 

Além disso, outra dica interessante é começar o ano construindo uma poupança mensal ou semanal. Dessa forma, você garantirá uma reserva para emergências ou para o controle financeiro do final de ano.

 

Estar preparado para o final de ano é indispensável para quem deseja ter o saldo da conta no azul. Por isso, aproveite as festividades e confira 5 dicas para aumentar o ticket médio da empresa. Também, aprenda a controlar seu fluxo de caixa e mantenha um bom controle financeiro.

 



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!