BLOG

03 out

Como controlar seu fluxo de caixa?

Toda atividade passa diariamente por movimentações financeiras. Dinheiro entra e sai constantemente. Por isso, é muito importante manter esse fluxo de caixa bem organizado. Estas práticas promovem a estabilidade financeira para o negócio. Separamos para você, algumas dicas para controlar o seu fluxo de caixa de forma organizada.

 

1 – Crie categorias e registre tudo

 

Crie categorias além de “gastos” e “ganhos”, dessa forma, você garante conhecimento sobre suas receitas e despesas a fundo, identificando origens e recursos utilizados. Além disso, lembre-se de ter absolutamente tudo registrado, sempre com nota fiscal e recibos. Todas as movimentações de caixas diárias devem estar aptas para uma análise no final do mês.

 

2 – Avalie os cenários

 

Além de realizar planejamentos de longo e curto prazo, é muito importante ver o cenário que sua atividade se encontra. No final do mês compare os resultados, vendo o que você planejou e o que foi realizado. Com o fluxo de caixa você consegue fazer uma projeção média para o ano, tomando como base os diferentes cenários para que se preparou.

 

3 – Gerencie seu capital

 

Ser realista é um passo muito importante. Perceba qual tem sido o seu retorno sobre suas receitas e veja se qual mês ou época que o resultado está sendo mais positivo. Se não, está na hora de rever o valor de seus contratos e investir mais nas operações que estão lhe gerando um retorno positivo, que cubram seus custos e despesas mensais.

 

4 – Tenha um sistema de gestão financeira

 

Você pode optar de começo, por realizar o fluxo de caixa em uma planilha. Mas se preferir ter o controle de forma automatizada você pode utilizar um sistema específico para isso. Hoje, existem muitos softwares para a gestão online. De qualquer forma, ter o auxílio de uma empresa de contabilidade vai fazer sempre diferença para o seu negócio com dicas e análises da empresa para planejamentos futuros.

 

Para manter a saúde do caixa do seu consultório ou da sua empresa, é necessário ter disciplina e organização. Fazer análises em cima dos relatórios permite ter controle sobre seu fluxo e resultados, para conversão em lucros ou novos investimentos no seu negócio. Se tiver alguma dúvida ainda sobre o assunto entre em contato com nossa equipe aqui.

 

 



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!