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31 jan
O trabalho do contador na gestão de uma empresa
A gestão de uma empresa depende muito mais do administrador do que do contador. Contudo, o contrato deste último prevê a obrigatoriedade do administrador fornecer dados da administração do negócio ao final do ano. Assim, entretanto, como trabalho do contador, muitos já auxiliam na administração da empresa com dicas ou serviços dispostos em um contrato à parte.
Dessa forma, portanto, o futuro dos contadores aponta para estar mais ligado a gestão do que ao atual trabalho técnico. Por isso, trouxemos alguns pontos relevantes sobre o tema para você refletir.
O seu contador já auxilia de alguma maneira?
Todo escritório de contabilidade, conforme a resolução CFC n°1457/2013, é obrigado a organizar em um contrato os serviços por ele prestados. Estes serviços, apelidados de “contabilidade fiscal”, são básicos e essenciais para a empresa. Dessa forma, se bem elaborados, são de grande auxílio para a gestão do negócio. Assim, por exemplo, impostos e demonstrativos contábeis apurados e entregues corretamente dão sinais de como está o funcionamento da empresa.
Além disso, um exemplo da importância do bom trabalho do contador é que muitos empresários acreditam que existe uma declaração de imposto de renda de pessoa jurídica. Também, pensam que ela funciona semelhante a de Pessoa Física, não sendo de fato o que acontece. Portanto, uma assessoria básica do contador é instruir como sãos as declarações perante o governo, quais suas informações, funções e riscos. Assim, uma simples informação dada ao cliente sobre as obrigações pode atualizar e mudar a visão do gestor.
Dessa forma, vemos o serviço do contador no auxílio da gestão e do cumprimento das obrigações acessórias como de extrema importância, sendo que o pagamento por estes serviços se dá por meio de um honorário cobrado no final do ano pelos escritórios, chamado de Adicional Anual.
Meu contador não auxilia, nem quando eu solicito serviços ligados à gestão
Paciência. A maior parte dos escritórios não o faz, porque não é responsabilidade do contador administrar as empresas dos clientes. Contudo, considera-se como útil e correto ao menos fornecer dicas administrativas. Por exemplo, não é o contador o responsável por verificar se os tributos da empresa estão sendo pagos, é do gestor. Contudo, simples dicas ajudariam a gestão do negócio, visto que no contrato do contador já prevê que a administração e gestão ficam por conta do empresário, bem como no código civil.
Mas nem tudo está sem solução. Com o avanço da tecnologia, o contador poderá, no futuro, abrir espaço para esse tipo de serviço.
Confusões mais comuns entre o cliente e o escritório contratado que influenciam na gestão e no trabalho do contador
A maioria das ME e EPPs procuram escritórios porque os custos são menores do que contratando um contador como funcionário. Assim, os escritórios propõem em contrato serviços básicos e essenciais para o funcionamento da atividade e não envolvem serviços de gestão.
Assim, deve haver uma cláusula que separe serviços que possam ser cobrados à parte. Neste ponto, sempre existem confusões sobre os serviços extraordinários do contador, pois estes são cobrados à parte. Assim, gestor precisa planejar e pensar, pois estes afetam os gastos da empresa.
A RKcontábil, por exemplo, estabelece os limites e tem a transparência dos serviços que são contratados no honorário mensal, no adicional anual e nos que são cobrados à parte. Além disso, os serviços extraordinários estão estabelecidos no Anexo II do Contrato, sendo cobrados à parte caso o cliente solicite. Tomamos como base as seguintes condições e situações:
→ Contamos com uma grande variedade de serviços oferecidos para Pessoas Jurídicas e Físicas, além dos que estão estabelecidos em Contrato;
→ Muitos desses serviços não fazem parte do habitual, básico e essencial estabelecido na Cláusula Primeira;
→ Muitos não exigem Responsabilidade Técnica (RT) específica de um contador e o número do CRC também não faz parte do processo;
→ Muitos serviços podem ser realizados pelo próprio administrador da empresa;
→ Muitos serviços tem a ver com a administração e gestão da empresa, por tratar de questões de tomada de decisão, planejamento e, também, de questões locais como condições ambientais, estruturais, sanitárias e de segurança;
→ Muitos podem envolver serviços de terceiros, como outras empresas ou profissionais liberais como advogados, engenheiros e etc.;
→ O contador contratado, organizado e devidamente regulamentado estabelece os limites dos serviços por ele prestado por meio de contrato. Logo, de nenhuma forma ele tem horário pré estabelecido e subordinação perante o contratante.
Responsabilidade do Gestor e outros profissionais em alguns procedimentos
É comum contadores serem responsabilizados por obter, por exemplo, Certificado dos Bombeiros, Licença Sanitária ou Licença Ambiental. Contudo, ele pode até participar dos processos cobrando à parte, mas com a modernização dos sistemas do governo, as responsabilidades estão sendo separadas para cada profissional.
Além disso, hoje em dia, alguns processos dos bombeiros e do meio ambiente só podem ser elaborados com RT de engenheiros. Já para a Licença sanitária, podem ser solicitados com RT de profissionais da saúde. Contudo, em casos que envolvem alteração do ambiente de trabalho, estruturas e etc., é o gestor quem deve ser responsável. Assim, se os serviços forem solicitados como trabalho do contador, ele cobrará à parte, pois não é função deste.
Assim que os escritórios passarem por etapas de forte assessoria, consultoria, atendimentos de nichos e contabilidade gerencial, tudo indica que o trabalho do contador será muito mais úteil no futuro para a gestão das empresas. Juntamente, claro, com o avanço da tecnologia. Portanto, caso queira obter assessoria de um profissional contábil ou conhecer mais sobre o tema entre em contato conosco.
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