BLOG

08 nov

Como ter lucro na Black Friday

A Black Friday é uma data esperada por diversos consumidores e pode ser uma ótima oportunidade para a sua empresa. Porém, desde que muito bem planejada. 

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como ter lucro na Black Friday:

 

A Black Friday

O evento teve origem nos Estados Unidos e acontece na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado americano de Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday começou em 2011 e, diferentemente do país de origem, somente no meio online. Contudo, com o passar dos anos a data foi ganhando destaque e hoje já ocorre em diversas lojas físicas, e também, no setor de serviços.

Para obter lucro na Black Friday, existem algumas dicas muito importantes a serem seguidas. São elas:

 

1 – Planejamento

A primeira coisa a se fazer ao decidir participar da Black Friday é planejar. Isso porque um bom planejamento irá o diferenciar dos concorrentes e garantir o seu sucesso na data.

Para isso, planeje o seu estoque, quais produtos entrarão na promoção e quais serão os descontos. Além disso, converse com seu fornecedor e veja de qual forma ele pode te ajudar na sua participação no evento.

Vale lembrar que um grande volume de vendas não significa que sua loja está indo bem. É necessário estar atento para não ter prejuízos, afinal, não adianta ter muitas vendas se elas não gerarem lucros reais.

 

2 – Precificar produtos

Para precificar seus produtos é necessário um estudo de preços e quantidade, levando em consideração todos os custos que você terá ao participar do evento. Além disso, é importante verificar se o preço estimado gerará uma boa margem de lucro, pois, como já falamos, de nada adianta vender sem obter uma boa margem de lucro na Black Friday.

 

3 – Divulgação

Hoje, muitas empresas estão presentes e concorrem por atenção na internet. Por isso, é importante se posicionar e saber como ganhar destaque na era da atenção.

Além disso, como seus possíveis clientes saberão que você participará do evento se você não divulgar? Por isso, investir em divulgação é extremamente necessário para aproveitar e conseguir lucro na Black Friday.

Entretanto, ao investir, cuide! Contabilize os custos com divulgação de forma que isso não gere prejuízos ao seu negócio.

 

4 – Ofertas reais

Atualmente, muitas empresas têm aderido a Black Friday oferecendo promoções enganosas, o que ficou conhecido no Brasil como “Black Fraude”. Hoje, os consumidores possuem diversas formas de comparar preços e conferir se os descontos são reais, portanto, não engane-os; eles descobrirão facilmente. Além disso, ações fraudulosas rendem “memes” negativos, prejudicando a figura do negócio.

Por isso, o mais importante é sempre oferecer descontos reais aos clientes. Dessa forma, você garantirá o bom funcionamento das vendas durante a data e, ainda, construirá uma boa imagem da empresa. Afinal, a Black Friday é uma ótima data para gerar lucros, mas, também, é excelente para fidelizar clientes e novos compradores.

 

5 – Estratégias simples que funcionam

Existem diversas formas de participar da Black Friday, então elencamos duas estratégias básicas:

Para a primeira, e mais comum, basta observar o que ocorre nos Estados Unidos. Muitos dos produtos selecionados para o evento já tiveram, de certa forma, seus valores cotados para cima antes do evento. Ou seja, de forma proposital para que suas vendas fossem baixas, com pouco giro. Assim, quando chega a data, esses produtos comportam descontos muito bons, ajudando a escoar o estoque e, ainda, cobrindo os custos, um pouco das despesas e tendo uma margem razoável. Por fim, essa estratégia se resume em direcionar, em um dia do ano, a venda de certos produtos, mostrando um desconto verdadeiro e vendendo pelo preço desejado, que seria semelhante ao tentar vendê-lo mais em conta mês a mês.

Já a segunda, seria adotar, em conjunto com o marketing, divulgações dentro da própria Black Friday, pegando casos reais de consumidores que realmente compraram um produto com ótimo desconto, e, depois, mostrar ao público a experiência positiva desses clientes atendidos. Essa estratégia trouxe resultados positivos nas vendas de algumas lojas de departamentos, inclusive aqui no Brasil. Além do desconto, também, promoveram uma compra as escuras. Ou seja, o cliente comprava o produto sem saber o que era e, quando recebia, se alegrava ao ver um ótimo produto com um grande desconto. Dessa forma, o próprio cliente fomentava as vendas da empresa ao fazer um anúncio em suas redes sociais. Enfim, a ideia desta segunda estratégia se baseia em utilizar informações reais vindas dos próprios clientes, motivando outros consumidores a fazerem compras na sua empresa.

 

6 – Contabilize 

Para conseguir uma boa margem de lucro na Black Friday, é necessário contabilizar os lucros e gastos. Para isso, controle o fluxo de caixa de forma a monitorar os valores e garantir, ao final do evento, o seu lucro.

 

Para te ajudar com isso, contamos com uma equipe de profissionais experientes e qualificados. Clique aqui e entre em contato conosco.



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!