BLOG

10 out

5 dicas financeiras para micro e pequenas empresas

Toda e qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, precisa estar constantemente atenta a sua gestão financeira. E, quando falamos de micro e pequenos negócios, vemos em muitos a oportunidade crescer e se manter estáveis no mercado. Assim, estas empresas devem focar em uma gestão saudável a fim de transformar o seu negócio em um sucesso.

Para te ajudar com isso, preparamos cinco dicas financeiras fundamentais para gerir a sua empresa.

 

1- Planeje

O passo mais importante é planejar. Não comece uma empresa sem nenhum valor disponível para investir. Reserve um valor para as despesas iniciais do negócio e reserve valores para emergências. Mantenha, também, um controle de todas as suas fundamentais movimentações financeiras, como investimentos, despesas e gastos extras. Além disso, trace sempre estratégias e objetivos que irão te ajudar a estar preparado para qualquer imprevisto. Dessa forma, você irá cobrir todos os gastos e obter sobras mensais, cumprindo metas que levem em consideração o ponto de equilíbrio financeiro (ponto de igualdade entre receitas totais e despesas).

 

2- Corte gastos desnecessários

Basicamente, existem duas categorias de gastos: os fixos e os variáveis. Os fixos não possuem margem para corte, pois devem ser pagos independentemente da situação em que sua empresa se encontra. Já os variáveis possuem uma boa margem, o que permite o corte de gastos desnecessários que não trarão lucro para seu negócio.

 

3- Gerencie

Chega o final do mês e as contas têm que bater. Isso é realidade para todas as empresas que possuem um controle de finanças efetivo.

Por isso, uma estratégia primordial para as suas finanças,  além, é claro, de não “contar com a sorte”, é o gerenciamento. Pois, por meio dela, você acompanha e analisa todos os aspectos do seu negócio, obtendo informações precisas para gerir corretamente.

 

4- Despesas pessoais e empresariais: não misture

Tenha uma conta pessoal e outra para o seu negócio. Misturar continua sendo um dos maiores erros que o empresário pode cometer. Além disso, não faça sua empresa pagar suas contas pessoais, elas devem ser pagas com o pró-labore estipulado. Uma forma fácil de começar a resolver esse problema é controlar o que você adiantou no começo do mês e depois complementar com o restante estipulado. Esta separação vai auxiliar a acompanhar o faturamento da empresa, facilitando, também, o processo de declaração do imposto de renda, em muitas situações.

 

5- Tenha um acompanhamento profissional que te auxilie com dicas financeiras

Conte com o auxílio de uma empresa contábil. Ela irá reduzir ou até mesmo evitar que você tenha prejuízos fiscais e financeiros, melhorando a margem de lucros do seu negócio. Além disso, existem escritórios de contabilidade que possuem sistemas de pacotes, que beneficiam a sua empresa principalmente para se adequar ao volume de serviços e condições em que a empresa se encontra.

 

Controlar suas finanças irá garantir a vitalidade do seu negócio, e, para isso, conte com uma empresa responsável para te dar auxílio. Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!