BLOG

30 jan

Como manter o controle tributário e fiscal?

Muitas empresas têm dificuldade em manter o controle tributário e fiscal, não sabendo da importância destes. Pois um bom fluxo de caixa ajuda, mas planejamento e paciência conseguem resolver a maior parte dos problemas.

 

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a manter um bom controle tributário e fiscal:

 

Faça um planejamento tributário básico e comparado

 

Este planejamento pode ser elaborado pelo próprio administrador da empresa, existindo, também, contadores que incluem isso no contrato de assessoria. Para isso, a ideia inicial é saber se os tributos estão adequados para o tipo de atividade. Pois, por exemplo, existem empresas que desejam apurar seus tributos por conta própria e usam anexos do Simples Nacional incorretos, o que pode causar grandes problemas no futuro. Além disso, algumas empresas estão na tributação normal mas poderiam se enquadrar no simples obtendo vantagens e vice-versa.

 

Portanto, trace planos sobre as datas de pagamentos e fique atento às mudanças de legislações. Para isso, uma simples planilha orientando o que fazer caso o tributo caia, ou indicação de onde pagar, pode fazer a diferença. Ajudando, assim, a manter o controle tributário e fiscal.

 

Esteja atento a possibilidade de mudar de tributação

 

São muitas as situações que podem ser vantajosas caso o cliente queira mudar de tributação. Contudo, para delimitar o tema, vamos dar alguns exemplos aplicáveis a empresas do Simples Nacional:


Há casos em que o negócio está com uma faixa de receitas altas e já atingiu o porte de Empresa de Pequeno Porte – EPP, já compensando analisar o Lucro Presumido ou Real. Assim, nessas situações verifique se o seu contador inclui essa assessoria no contrato para fazer a análise das tributações.

 

Já no ramo de muitas atividades de serviços, mudanças drásticas geralmente compensam, pois a economia vai ser maior nos tributos.

 

Confira seu cadastro de produtos e serviços

 

Hoje, muitas empresas vendem sistemas com banco de dados compartilhado, o que pode ajudar a manter em ordem situações do ISSQN, ICMS, PIS e COFINS. Entretanto, é função básica do contador assessorar o gestor a respeito  do correto preenchimento dos cadastros. Pois cadastros incorretos podem causar o pagamento de impostos desnecessariamente, visto que existem isenções e alterações no código do cadastro. Assim, consulte a legislação e busque orientações de um contador para obter tais benefícios legais.

 

Faça o seu controle de tributos

 

Uma planilha com o controle interno da empresa auxilia muito, servindo para realizar registros do que e quando foi pago. Os pagamentos conhecidos e exigidos pelo governo através das obrigações acessórias demoram geralmente de 1 a 5 dias úteis para baixar a exigência no site da RFB. Além disso, vale lembrar que o governo possui os dados do que a empresa realizou. Assim, cabe apenas ao contador, após a coleta dos documentos e informações, contabilizar o que o que foi realizado.

 

Como ocorre a conferência e exigência da Receita Federal para os tributos?

 

Basicamente, a Receita Federal só coloca exigência em um tributo não pago após este virar o mês do vencimento. Assim, somente dessa forma o valor irá  aparecer no relatório do E-Cac. Por exemplo, uma GPS de novembro com vencimento em dezembro só constará como pendência quando virar o mês de janeiro.

 

Infelizmente, a RFB tem intimado as empresas com um aviso de desenquadramento do Simples por não quitar apenas um tributo. Logo, para evitar que a empresa seja desenquadrada do Simples, deve-se realizar o pagamento dentro do prazo.

 

Estar em dia com o Fisco

 

A responsabilidade pelo pagamento dos tributos é do contribuinte, pois o contador não tem acesso aos dados bancários de pagamentos. Portanto, cabe ao administrador da empresa entregar os comprovantes ao contador. Também, é responsabilidade do empresário solicitar ao contador ou verificar se ele está em dia perante o fisco.

 

Além disso, as exigências de obrigações, caso estejam em cobrança pela RFB, devem ser verificadas com o responsável pela entrega. Assim, caso no contrato do contador estejam incluídos honorários por esses serviços, verifique se o repasse está ocorrendo.

 

Ter um controle tributário e fiscal é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, entre em contato conosco e obtenha auxílio de um profissional capacitado.

 



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!