BLOG

31 out

Plano de negócios: como fazer o plano financeiro

O plano financeiro é essencial dentro de um plano de negócios e rege o bom andamento do empreendimento. Mas, antes de falarmos especificamente sobre ele, vamos tratar um pouquinho sobre o plano de negócios.

 

O que é o plano de negócios?

 

O plano de negócios é o documento pelo qual a empresa é descrita e planejada, e serve para a organização da estrutura da empresa. Através dele o empreendedor tem uma noção se vale a pena abrir, manter ou, até mesmo, ampliar o negócio. Também, orienta a busca por informações relevantes para a empresa.

 

Este plano requer o conhecimento do mercado, seu ramo de atividade, produto, clientes e concorrentes. E, para isso, são realizadas análises de mercado, de negócio e, também, planos de marketing, operacional e financeiro. Para saber mais sobre o plano de negócios, confira o site da Sebrae.

 

Neste artigo, preparamos tópicos sobre o plano financeiro e algumas dicas para colocá-lo em prática:

 

Plano Financeiro

 

O plano financeiro é a última etapa para a realização de um plano de negócios, e serve para obter uma estimativa do resultado da empresa. Além disso, indica se o empreendimento é viável financeiramente, permitindo a estipulação do capital de giro. Também, possibilita saber o ponto de equilíbrio da empresa e prazo de retorno do investimento realizado. Isto é, o valor necessário para a empresa não ter prejuízos e quanto tempo levará para recuperar o valor investido.

 

Para realizá-lo de forma eficiente, existem alguns passos a serem seguidos:

 

1- Estipulação de investimentos e custos

 

A primeira questão a ser definida é o levantamento de custos e investimentos. Dessa forma, o planejamento levará em consideração todo capital necessário para o funcionamento do negócio e definirá a viabilidade deste. Dentre os custos estimados, incluem-se:

 

– Custos fixos: valores previsíveis e constantes como aluguel, conta de luz, salários, mantimentos, etc.

– Custos variáveis: valores que variam de acordo com a produção ou que não são esperados.

– Impostos: nesse custo, é importante verificar com um contador quais seriam os impostos tributados de acordo com o tipo do negócio (solicite um orçamento clicando aqui).

 

2- Projeção de receitas

 

Esse passo é variável de acordo com o tamanho e tipo de negócio, e pede um cálculo bastante realista a respeito da lucratividade e vendas da empresa. Dessa forma, levam-se em consideração informações precisas a respeito de público, mercado, fornecedores e concorrentes. Assim, então, projeta-se a quantia de receita a ser recebida.

 

3- Análise dos indicadores de viabilidade no plano financeiro

Na última fase do plano financeiro é analisada a viabilidade no negócio levando em conta os números já obtidos. Além disso, essa etapa permite visualizar o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio. Dentre os principais indicadores, temos:

– VPL: Valor presente líquido;

– TIR: Taxa interna de retorno;

– Payback: Tempo necessário para a recuperação do investimento feito.

 

Bônus: dicas administrativas

 

Após a abertura do negócio, o mais importante a se fazer é administrar. Para isso, estude sempre a sua empresa, realizando controles, planejamentos e estabelecendo metas. Dessa forma, sua empresa estabelecerá um ótimo meio de gestão: a organização. Também, vale ressaltar que a administração não se resume somente ao setor administrativo da empresa, mas é válida em todos os departamentos existentes no seu negócio.

 

Além disso, outra dica importante é apostar em tecnologia. Ferramentas como o Google Drive ou Dropbox permitem o armazenamento de documentos em um só lugar, além de permitir o compartilhamento de informações com todos os funcionários da empresa.

Outro fator que merece destaque, já que tratamos a respeito do plano financeiro, é a organização das finanças da empresa. Isso porque, através disso, é possível a visualização dos resultados e números da empresa.

 

Para te ajudar com isso, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e preparados. Conheça os nossos serviços.



Comentários

Localização

RK contabil

Rua Arlindo Ribeiro, nº 135 | CEP 85010-070 - Guarapuava - Paraná

Receba os melhores conteúdos e novidades!

Contato

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos solicitar algum serviço? Entre em contato conosco!